About Me

Os tempos estão a mudar. As revoluções da Tunísia e do Egipto, as convulsões na Grécia, na Islândia, em Inglaterra, no Médio Oriente, no Norte de África e mesmo em Portugal, na sequência do 12 de Março, provam que há muita gente que já não vai na cantiga dos sacrossantos mercados, dos banqueiros e dos políticos ao seu serviço. Parece que se perdeu o medo de sair à rua. E nem tudo se explica pelas condições económicas. Há um novo homem que se levanta, que reclama a vida, que não aceita mais ser escravo de coisa nenhuma. Ainda está confuso esse homem, ainda não se libertou totalmente das leis do mercado e da mercearia. Mas, sobretudo a juventude, tem protagonizado uma luta não dirigida, sem chefes nem partidos, uma luta que lembra o Maio de 68 e o grito de Jim Morrison há 40 anos atrás: "We want the world and we want it NOW!" É desses passos em direcção à liberdade dados por gente de vários locais do mundo que tentaremos dar notícia, de forma a que não nos sintamos a caminhar sozinhos e também para que busquemos inspiração nas ideias uns dos outros.

Wednesday, April 27, 2011

Madrid - Objectivo Moncloa

Sob o nome “Objectivo Moncloa”, várias organizações sociais levam a cabo uma iniciativa espontânea de cidadãos que, “ao encontrarem-se sem amparo, perante a perda das suas casas e do bem estar promulgados na nossa Constituição”, adoptam, como último recurso, a atitude de acampar, a partir de 31 de Maio, em frente ao Palácio La Moncloa, sede central da Presidência do Governo de Espanha e a residência oficial do primeiro-ministro e da sua família.

Na página web que promove esta mobilização insistem que não querem ver na rua “nada de sindicatos, nada de políticos que querem aparecer nas fotografias, nada de tambores, apitos, trombetas, bailes, que isto não está para festas”. Como acham que a estadia será longa, devem trazer tenda e objectos pessoais, já que anunciam que haverá organizações que garantirão a comodidade e a segurança que um acampamento possa ter.

Os promotores desta iniciativa também estão por trás duma concentração para o próximo dia 15 de Maio, às 18h00, sob o tema “Democracia Real Já. Não somos mercadoria nas mãos de políticos e banqueiros”. Apresentam-se como “os desempregados, os mal remunerados, os subcontratados, os precários, os jovens, ...” e dizem que “queremos uma mudança e um futuro digno”. Esta convocatória conta com o apoio de dezenas de organizações e páginas web.

No comments:

Post a Comment